sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Projeto - The Golden Tea

Portugal desempenhou um papel preponderante na história do chá, e não só por ter sido o primeiro país europeu a estabelecer rotas comerciais com a China e a comercializar a planta, no dealbar do século XVI.

Na verdade, deve-se a uma princesa portuguesa a popularização do famoso “chá das cinco” em Inglaterra. Catarina de Bragança, filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, casou com Carlos II de Inglaterra em 1661 e chegaria a Londres um ano depois, provida de um magnânimo dote constituído por 500 mil libras de ouro, o direito de Inglaterra exercer o livre comércio com qualquer colónia portuguesa, a oferta da cidade de Bombaim e … uma caixa de chá.

Envolta numa áurea de princesa culta e piedosa, Catarina fez-se respeitar na corte londrina onde iria impor – e transformaria no mais britânico de todos os hábitos do país – o ritual de beber chá. Encantadas, as classes elevadas seguiram a moda (devido às suas taxas elevadas, o chá era um luxo que não estava ao alcance de todas as bolsas) e, ainda hoje, o famoso 5 o’clock tea é, a par das figuras da monarquia ou do Big Ben, uma imagem de marca do Reino Unido, sinónimo de requinte, sofisticação, discreta elegância.

Uma mesa de chá é das propostas que me dá mais prazer executar. O foco desta mesa foi o dourado, uma das cores que mais gosto de trabalhar e juntando o branco a este lanche, o chá só poderia sair perfeito.

A base de inspiração deste projeto, foram os padrões clássico contemporâneos da loiça, que ajudaram na escolha das restantes peças, proporcionando o ambiente idealizado.


Aqui deixo o resultado.








RG
Home Stylist